sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Olho de Sogra

Nós nunca entendemos o motivo desta guloseima de ameixa e leite condensado se chamar Olho de Sogra. Um doce tão tradicional com certeza deveria ter alguma história que desse origem a este nome.


Fomos pesquisar e encontramos vários "mitos", que dividimos aqui com vocês.



  • Antigamente o doce olho de sogra era conhecido como olho de cobra. Dizem que a origem vem dos doces portugueses. Inicialmente era feito sem a ameixa por cima.
  • Diziam que a futura sogra tinha a tarefa de vigiar a filha ou seja os namorados ou noivos nunca podiam ficar sozinhos, daí vem o nome: aquela que vigia com grandes olhos de lince todos os movimentos dos pretendentes.
  • Dizem também que se originou por um erro na receita de beijinho, pois havia uma sogra que estava ensinando a nora a cozinhar a pedido do filho, então um dia na festa de aniversário do filho a sogra sempre de olho na nora, fez de propósito ela errar a receita, misturando ameixas ao doce de coco. Esta percebendo a intenção da sogra colocou pedaços de ameixas por cima para enfeitar o doce. Quando perguntada sobre o novo doce, ela respondia: “Esse doce foi feito pelo olho de minha sogra”, daí uma possível origem do nome do doce.
  • Na realidade ninguém tem certeza de como essa ideia de sogra não ser bem vista começou, mas segundo a mitologia grega até Afrodite, a deusa do amor, foi uma sogra, não muito querida, pois enciumada com o amor de Éros seu filho pela Psiqué ela não tirava os olhos dela, fazendo tudo para separar os dois.

Independente da origem, este é um dos doces preferidos para os fãs de ameixa!

Fonte: http://menuaquarela.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos comentários :)
Obrigada!